quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O mal uso de remédios agrava os danos do colesterol


    O colesterol costuma ser uma doença crônica, então alguns medicamentos são receitados por médicos para o seu devido controle. Alguns atuam no aumento de captação de LDL pelo próprio organismo e outros inibem a síntese de colesterol pelo fígado, como por exemplo a estatina. Porém, esses remédios podem ser prejudiciais em vez de benéficos por causa de alguns pacientes que ignoram as dicas médicas. A seguir, falaremos alguns dos problemas mais comuns.

Interrupção do tratamento
    Muitos pacientes quando percebem que os seus níveis de colesterol estão normalizados param de tomar as medicações, o que pode ser extremamente prejudicial para o seu organismo. Podendo gerar problemas cardíacos, angina de peito, acidente vascular cerebral, aterosclerose , entre outros problemas se ele estiver elevado.

Bebidas alcoólicas
    O consumo de bebidas alcoólicas mais a medicação do colesterol possui relação com a glicemia, podendo levar o paciente à hipertensão. E também o álcool diminui a absorção dos fármacos e pode causar efeitos colaterais.

Horários dos medicamentos
    Quando o paciente não obedece os horários da pescrição médica, o controle do colesterol é prejudicado. Isso ocorre porque a síntese do medicamento pelo organismo é afetada. A organização dos horários é de extrema importância para que o tratamento não sofra interferências negativas.

    Esses são apenas alguns dos muitos problemas gerados do mal uso dos medicamentos, então preste bastante atenção na sua utilização para que o colesterol seja controlado e não afete negativamente em sua saúde. Os fármacos são de uso regular e as suas indicações devem ser seguidas para uma boa qualidade de vida.

Rosana Lima

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário