Olá,
Não é novidade pra ninguém o quão as frutas e hortaliças são importantes para à nossa alimentação, e como todos sabem, são as principais fontes de fibras. Estudos comprovam a redução do colesterol, o controle da glicemia e até mesmo na manutenção do peso.
As fibras são divididas em dois tipos, as solúveis e as insolúveis:
Fibras insolúveis ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Essas fibras podem ser encontradas em qualquer alimento vegetal, e também em grãos de cereais.
Fibras solúveis ajudam no esvaziamento gástrico, ou seja, proporciona saciedade, diminuem o nível de colesterol no sangue, e pode ajudar a diminuir casos de alguns tipos de câncer (como o do intestino grosso). A pectina é a principal fibra solúvel, que pode ser encontrada em algumas frutas, leguminosas, aveia..
Além de todos os benefícios que já falei, as fibras ajudam a prevenir a diabetes melitus, e também estabiliza a glicemia daqueles que já tem o diabetes. No estomago formam géis viscoso que servem para atrasar a absorção da glicose. Isso faz com que o pâncreas libere pequenas quantidades de insulina para absorver a glicose.
A falta de fibras no organismo pode causar alguns problemas como intestino preso, diabetes, excesso de proteínas e até câncer. Porém o excesso também, então é recomendável ingerir no máximo 30 gramas diárias.
Camilla Viana
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário