sábado, 2 de fevereiro de 2013

FUNÇÕES DO COLESTEROL - No corpo humano


Como já visto, o colesterol está presente no nosso organismo, sendo produzido principalmente pelo fígado, para satisfazer as funções do corpo, podendo ser adicionado na alimentação. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo próprio organismo, enquanto 30% é adquirido na dieta. O fígado sintetiza aproximadamente de 20 a 25% de colesterol, diariamente.
1.    Uma das principais funções do colesterol consiste tanto na conservação como na síntese das membranas celulares do organismo.
      2.  É o precursor para a síntese da vitamina D e de vários hormônios esteroides (o que inclui hormônios sexuais progesterona, testosterona e derivados).
   3.  Pesquisas recentes indicam que o colesterol pode atuar como antioxidante, ou seja, protege as células contra efeitos danosos dos radicais livres (moléculas com elétrons desemparelhados, que pode causas vários danos ao organismo).
  4.  Ajuda na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras da alimentação).
5.    Importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis (que são solúveis em lipídios e não-solúveis em água) , incluindo as vitaminas A, D, E e K.
6.    Reduz a permeabilidade da membrana plasmática aos íons de hidrogênio e sódio.
7.    Tem sido relacionado aos processos de sinalização celular (sistema de comunicação que governa e coordena as atividades e funções celulares).
8.    O colesterol deixa firma a membrana das células. Isso ocorre devido ao fato de suas moléculas se intercalarem na bicamada lipídica, pois a parte hidroxila interage com os grupos polares dos fosfolipídios e os anéis esteroídicos interagem com as cadeias carbônicas. Assim, ocorre um aumento da rigidez na parte periférica da membrana.
9.    Necessário para a função correta dos receptores de serotonina no cérebro, substância que promove o bem-estar.
10. O colesterol da alimentação desempenha um papel importante na manutenção da saúde do intestino.

- Quanto colesterol o corpo humano costuma produzir?                                                      Depende da idade, do sexo e de fatores genéticos.

Fatores genéticos: Os genes podem determinar a quantidade de colesterol que é produzida pelo organismo, ou seja, caso sua família apresente colesterol alto, você pode adquirir essa herança hereditária.
Idade: Quanto à idade, por volta dos 20 anos, o nível de colesterol total tende a aumentar, tanto na mulher quanto no homem.
Sexo: Exclusivamente nas mulheres, no ciclo da menopausa, elas apresentam nível de colesterol inferior, quando comparado com homens da mesma idade, pois há o processo  irregular dos hormônios que a menopausa proporciona. Após esse período, os níveis de colesterol delas costumam ter um aumento natural.

Levando em consideração esses aspectos mencionados, entendemos que o colesterol tem diversas funções no organismo, tornando-se vital e, evidenciando-se assim sua importância na integralidade do funcionamento do corpo, lembrando sempre que devemos consumi-lo com moderação!

Abraços, Camylla Felipe.

5 comentários:

  1. e mega triste ter colesterol

    ResponderExcluir
  2. Quais são as propriedades do colesterol?
    Cite as possiveis variações do colesterol no organismo?

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito no trabalho da escola... nossa horrível de mais ter colesterol

    ResponderExcluir
  4. nao amigo!,, ter colesterol nao é horrivel!! é estremamente importante ter colesterol! sem colesterol vc nao vive!! vc nao pode é ter aulmento do Ldl !!

    ResponderExcluir