quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Colesterol baixo é bom ou ruim?


Como mencionado em postagens anteriores, os riscos da alta taxa de LDL são bastante conhecidos pela população por aumentar a ocorrência de eventos cardiovasculares e outras complicações, porém taxas muito baixas de HDL também podem gerar doenças prejudiciais ao organismo, como por exemplo:

O aumento do número de pessoas com depressão, agressividade, tendência ao suicídio e diminuição da libido
Esses comportamentos podem ocorrer porque o colesterol baixo diminui a produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando sensibilidade a dor, humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e que ao faltar estimula estados depressivos, agressivos e também aumenta o apetite, favorecendo o aumento de peso. Uma maneira de aumentar a concentração de serotonina é consumir alimentos que contenham seu precursor, o triptofano e praticar exercícios físicos.

A estimulação de doenças cardiovasculares

O colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) baixo pode proporcionar a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, como por exemplo aterosclerose, AVC (derrame) e infarto agudo do miocárdio. O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso, no qual ocorre alterações no estilo de vida.

Ligação entre a proteína da doença alzheimer e o colesterol
Uma equipe de pesquisadores americanos descobriram o papel do colesterol na síntese de uma proteína que destrói neurônios e é considerada a principal causa da doença de alzheimer. Essas pesquisas, comandadas por Charles Sanders, revelaram a presença da molécula de colesterol ligada a estrutura da proteína.

   Sendo assim o índice de colesterol no organismo humano deve ser regulado, podendo o HDL ser aumentado por meio de mudanças nos hábitos alimentares, na prática de exercícios físicos, perda de peso, redução da ingestão de gorduras do tipo trans e aumento da ingestão de gorduras monoinsaturadas (óleo de canola, abacate, azeite de oliva, peixes, nozes e amendoim) e fibras (aveias, frutas, legumes, folhas em geral).

Taxas de HDL prejudiciais e benéfica ao organismo:
Inferior a 40 mg/dL para homens = HDL baixo (alto risco)
- Inferior a 50 mg/dL para mulheres = HDL baixo (alto risco)
- Entre 40 e 59 mg/dL = Quanto maior, melhor ao organismo
- Igual ou superior a 60 mg/dL = HDL alto (baixo risco)

Rosana Lima

Um comentário:

  1. nao mas neste caso meu colesterol e ta baixo oq fazer para aumentar um pouquinho.

    ResponderExcluir