sexta-feira, 1 de março de 2013

Hipertrigliceridemia


       Olá pessoal! Esse é meu último post e nele vou explicar um pouco das deficiências relacionadas a Hipertrigliceridemia.

O que é
       É um tipo de dislipidemia causada por elevados níveis de triglicerídeo na corrente sanguínea, níveis esses considerados acima dos normais.
Diagnóstico
       É realizado pela análise clínica de amostras de sangue, buscando obter os níveis séricos de triglicerídeos, na maior parte das vezes, acompanhados dos níveis séricos de colesterol.



       A hipertrigliceridemia primária é caracterizada pelas concentrações plasmáticas elevadas de triglicerídeos (200 a 500 mg/dL; normal, <150 mg/dL), válido somente quando medidas depois de uma noite de jejum. Existem três etiologias principais para a hipertrigliceridemia: a hipertrigliceridemia familiar, a deficiência familiar de LPL e a deficiência de apoCIL. Essa doença relaciona-se com a idade, ganho de peso, obesidade e diabetes.
Hipertrigliceridemia familiar: É um distúrbio autossômico dominante comum, com níveis normais de HDL. Encontra-se frequentemente os níveis de colesterol HDL reduzido. A lipólise diminuída dos quilomícrons e das VLDL pela lipase de lipoproteína forma outra causa. A constituição dos fármacos para a hipertrigliceridemia é realizada através dos fibratos, embora a niacina e as estatinas encaixem-se a este padrão.
Deficiência familiar de LPL: É transmitida de modo autossômico recessivo, sendo que a ausência de LPL ativa é a causa de tal distúrbio. Essa deficiência tem como diagnóstico a determinação da atividade da lipase no plasma, após a infusão de heparina. Apresentam profunda hipertrigliceridemia. O tratamento consiste em dieta isenta de gordura e evitar substâncias que aumentam a produção de VLDL pelo o fígado, como o álcool.
Deficiência de apoCIL: Um raro distúrbio autossômico. Sua manifestação e tratamento assemelham-se aos da deficiência familiar de lipoproteína lipase.
Alimentos proibidos:
·         Açúcar, mel e doces em geral
·         Massas
·         Farinhas (mandioca, milho, trigo)
·         Bebidas alcóolicas
·         Refrigerantes

Obrigada, Camylla Felipe.

Bibliografia: 
David E. Cohen e Ehrin J. Armostrong. Princípios Fundamentais de Farmacologia.
http://www.drsergio.com.br/diet/trig.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertrigliceridemia

3 comentários:

  1. Oi hj recebi o resultado do exame
    E lá tá escrito que o lDlnão foi avaliado devido a hipertrigliceridemia
    Oq significa?

    ResponderExcluir
  2. Oi hj recebi o resultado do exame
    E lá tá escrito que o lDlnão foi avaliado devido a hipertrigliceridemia
    Oq significa?

    ResponderExcluir
  3. Oi Aurea

    Um, implica o outro. Como sofre de hipertrigliceridemia seus níveis de "mau colesterol" vão estar ruins também. está conectado.

    Aconselho procurar mais informação no google ou outros blogs sobre a matéria como o meu (carregue no link)

    ResponderExcluir