sexta-feira, 1 de março de 2013

Colesterol Alto e Infecções Bucais.


Oi gente,



´     Nossas postagens estão chegando ao fim, desta vez eu vou abordar um pouco sobre a relação que o colesterol alto tem com a mucosa bucal, afetando-a e prejudicando-a, podendo provocar infecções bucais, caminhando para dificuldade de cicatrização da mesma.
       Como bem sabemos inúmeros trabalhos científicos revelam que o colesterol alto (hipercolesterolemia) é um dos fatores que implicam para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Uma pesquisa experimental inédita feita na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP revela que além dessas implicações, o colesterol desregulado pode provocar alterações de forma e função dos tecidos da mucosa bucal, tornando-os mais suscetíveis as lesões, podendo levar à infecção! Aprofundando esse processo de infeccionamento, as dificuldades na hora da cicatrização se adicionam a tais agravamentos.
       A pesquisa ainda revela que alguns desses processos tornam-se progressivos com o consumo contínuo de uma alimentação com alto índice de colesterol. Isso pode também prejudicar nos tratamentos odontológicos que dependam de cirurgia ou de uso de aparelhos ortodônticos.
     Portanto, sempre é válido ressaltar que o consumo exacerbado de alimentos ricos em colesterol prejudica a saúde, bem como saúde bucal e o bem-estar.

Obrigada, Camylla Felipe.

Bibliografia: 
http://www.usp.br/agen/?p=10083
http://www.portaleducacao.com.br/odontologia/noticias/40373/pesquisa-mostra-que-alto-indice-de-colesterol-pode-afetar-a-mucosa-bucal

Nenhum comentário:

Postar um comentário