sexta-feira, 1 de março de 2013

Curiosidade: Chimarrão


Olá,

Vocês já ouviram falar em chimarrão ? Bom é uma bebida tipicamente do Sul. Que é feita de  erva-mate moída com água quente, tem um gosto meio amargo. É feito e uma cuia, que é feita do fruto da cuieira ou do porongo.



As ervas que são utilizadas no chimarrão é cheio de vitaminas, sais mineiras, proteínas, entre outros. Atuam como diurético auxiliam em dietas.. Estudos recentes (feito pela Feevale) comprovou o beneficio para o coração, diz que, 100g da erva diminui 29% dos níveis de colesterol e de 62% nos triglicerídios. Isso acontece pela ação dos flavonoides, compostos químicos que existem na erva-mate. 

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimarr%C3%A3o
www.mondoceram.com.br
http://www.jagostinho.com.br/?p=65176
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--173-20130222

Camilla Viana

Hipertrigliceridemia


       Olá pessoal! Esse é meu último post e nele vou explicar um pouco das deficiências relacionadas a Hipertrigliceridemia.

O que é
       É um tipo de dislipidemia causada por elevados níveis de triglicerídeo na corrente sanguínea, níveis esses considerados acima dos normais.
Diagnóstico
       É realizado pela análise clínica de amostras de sangue, buscando obter os níveis séricos de triglicerídeos, na maior parte das vezes, acompanhados dos níveis séricos de colesterol.



       A hipertrigliceridemia primária é caracterizada pelas concentrações plasmáticas elevadas de triglicerídeos (200 a 500 mg/dL; normal, <150 mg/dL), válido somente quando medidas depois de uma noite de jejum. Existem três etiologias principais para a hipertrigliceridemia: a hipertrigliceridemia familiar, a deficiência familiar de LPL e a deficiência de apoCIL. Essa doença relaciona-se com a idade, ganho de peso, obesidade e diabetes.
Hipertrigliceridemia familiar: É um distúrbio autossômico dominante comum, com níveis normais de HDL. Encontra-se frequentemente os níveis de colesterol HDL reduzido. A lipólise diminuída dos quilomícrons e das VLDL pela lipase de lipoproteína forma outra causa. A constituição dos fármacos para a hipertrigliceridemia é realizada através dos fibratos, embora a niacina e as estatinas encaixem-se a este padrão.
Deficiência familiar de LPL: É transmitida de modo autossômico recessivo, sendo que a ausência de LPL ativa é a causa de tal distúrbio. Essa deficiência tem como diagnóstico a determinação da atividade da lipase no plasma, após a infusão de heparina. Apresentam profunda hipertrigliceridemia. O tratamento consiste em dieta isenta de gordura e evitar substâncias que aumentam a produção de VLDL pelo o fígado, como o álcool.
Deficiência de apoCIL: Um raro distúrbio autossômico. Sua manifestação e tratamento assemelham-se aos da deficiência familiar de lipoproteína lipase.
Alimentos proibidos:
·         Açúcar, mel e doces em geral
·         Massas
·         Farinhas (mandioca, milho, trigo)
·         Bebidas alcóolicas
·         Refrigerantes

Obrigada, Camylla Felipe.

Bibliografia: 
David E. Cohen e Ehrin J. Armostrong. Princípios Fundamentais de Farmacologia.
http://www.drsergio.com.br/diet/trig.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertrigliceridemia

Colesterol Alto e Infecções Bucais.


Oi gente,



´     Nossas postagens estão chegando ao fim, desta vez eu vou abordar um pouco sobre a relação que o colesterol alto tem com a mucosa bucal, afetando-a e prejudicando-a, podendo provocar infecções bucais, caminhando para dificuldade de cicatrização da mesma.
       Como bem sabemos inúmeros trabalhos científicos revelam que o colesterol alto (hipercolesterolemia) é um dos fatores que implicam para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Uma pesquisa experimental inédita feita na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP revela que além dessas implicações, o colesterol desregulado pode provocar alterações de forma e função dos tecidos da mucosa bucal, tornando-os mais suscetíveis as lesões, podendo levar à infecção! Aprofundando esse processo de infeccionamento, as dificuldades na hora da cicatrização se adicionam a tais agravamentos.
       A pesquisa ainda revela que alguns desses processos tornam-se progressivos com o consumo contínuo de uma alimentação com alto índice de colesterol. Isso pode também prejudicar nos tratamentos odontológicos que dependam de cirurgia ou de uso de aparelhos ortodônticos.
     Portanto, sempre é válido ressaltar que o consumo exacerbado de alimentos ricos em colesterol prejudica a saúde, bem como saúde bucal e o bem-estar.

Obrigada, Camylla Felipe.

Bibliografia: 
http://www.usp.br/agen/?p=10083
http://www.portaleducacao.com.br/odontologia/noticias/40373/pesquisa-mostra-que-alto-indice-de-colesterol-pode-afetar-a-mucosa-bucal

Reduzindo o Colestrol

Oi,

Como já foi bastante citado aqui no blog, as gorduras são essenciais para o nosso organismo, porém na quantidade certa, é claro.

Para o bom funcionamento do nosso "corpo" e mante-lo saudável, vai algumas dicas:



  • Coma peixe e carnes brancas em maiores quantidades do que a carne de suíno;
  • Dê preferencia a carnes assadas e/ou cozidos;
  • Evite o uso de óleos;
  • Coma bastante frutas e hortaliças;
  • Dê preferencia ao azeite, ao invés do óleos;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Não fumar;
  • Evite os lanches industrializados;
Ou seja, existe várias dicas. Agora basta a consciência de cada um e sempre ficar de olho nas taxas de colesterol.

Fonte:
http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/25ddcrondcns.php
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/dicas-abaixar-colesterol-625725.shtml


Camilla Viana